Jornadas sobre Envolvente Acristalada

A fachada cortina, protagonista de umas Jornadas sobre Envolvente Envidraçada

Em março passado, organizamos as Jornadas sobre Envolvente Envidraçada, focado no sistema de fachada cortina ECW-50. Participaram três escolas da Coruña, Escola Técnica Superior de Arquitetura, Escola Universitária de Arquitectura Técnica e CESUGA.

O programa incluiu duas palestras e uma visita a obra. As conferências foram estruturadas em duas partes. Na primeira foram apresentados diferentes itens relativas à fachada cortina, tais como a eficiência energética, os seus diversos componentes, o dimensionamento dos perfis e os requerimentos exigíveis aos sistemas, desenvolvidos de uma maneira geral. Na segunda conferência aprofundou-se no projeto exlabesa Architectural Lab e a aplicação dos conceitos explicados.

Como ápice das Jornadas, alunos e professores puderam assistir à montagem da fachada cortina ECW-50 em uma visita á obra do edifício. Contamos com a colaboração da Direção e Fiscalização da obra que puderam explicar, desde sua perspectiva, as singularidades do trabalho, como a capa industrial projetada especialmente para o exlabesa Architectural Lab, ou os montantes anodizados de 11,20 m de cumprimento.

As jornadas técnicas foram um sucesso e na exlabesa, tivemos a oportunidade de compartilhar nossa experiência e o nosso projeto com alunos e professores das três universidades participantes.